sábado, 25 de julho de 2020

AS ÁRVORES DA MINHA ESCOLA

 O reconhecer o tipo de espécies arbóreas que envolve o espaço escolar foi importante. A adesão  a esta atividade surgiu de uma pequena pergunta de um aluno “ Que árvore é aquela? Referia-se ao vidueiro no centro do recreio.
E foi assim, com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Técnicos de Recursos Ambientais, do Agrupamento, que se iniciaram aulas de campo. Os alunos identificaram, inventariaram as plantas existentes e fotografaram. Seguidamente partiram para a pesquisa sobre cada espécie,  Da parte do curso foi-nos facultada a planta do recreio que trouxe muito entusiasmo aos alunos ao tentar fazer a correspondência com as árvores e sua localização. Foi também enriquecedor perceberem que com uma aplicação no telemóvel descobriam o nome cientifico da espécie e também consultar o Google maps.
Dialogou-se bastante sobre a importância das árvores e arbustos e do respeito pela Floresta. Se da floresta vamos cuidar o Planeta vai melhorar. Foi este o lema a que os alunos chegaram. 
 Construiu-se um BI para cada espécie: Oliveira, Pinheiro manso, -Vidoeiro, Estevas  e Giestas. Alunos de 3º ano.
Mapa do recreio pelo google maps.







Sem comentários:

Enviar um comentário